19 dezembro de 2024 Macau: Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública para prestar contas da aplicação de recursos
Esta terça-feira (17), foi marcada pela Audiência Pública para apresentar a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, dos últimos quatro quadrimestres no município de Macau.
A Secretária de Saúde, Ana Maria Ferreira presidiu a Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal, onde foram apresentados os Relatórios da Execução Orçamentária e Financeira, além dos indicadores, ações e serviços de saúde, realizados nos últimos anos.
Na prestação de contas, ficou claro que a gestão municipal tirou a saúde do caos, durante a atual administração. “O município obteve os melhores indicadores, a maior assistência e os maiores investimentos em saúde da história da cidade. A Saúde de Macau está em outro patamar e não se pode retroceder”, destacou a Secretária Ana Maria Ferreira.
A gestão municipal de Macau enfrentou grandes desafios para reestruturar a rede de saúde, que em 2021 estava em estado caótico, com dívidas e uma pandemia global. Desde então, a administração tem investido de forma significativa, aplicando quase o dobro dos recursos exigidos pela Lei Complementar nº 141/12, com mais de 14 milhões de reais em recursos próprios.
Entre as principais conquistas estão a construção de uma UBS com recursos municipais, a modernização de todas as unidades de saúde com novos equipamentos e tecnologias, e a ampliação da frota de veículos da saúde, incluindo ambulâncias e carros de passeio. O município também realizou o maior programa de cirurgias eletivas da sua história, com quase 2 mil procedimentos.
Além disso, foram criados novos serviços como a Policlínica e o Centro de Fisioterapia e Reabilitação, e a ampliação do programa Mais Médicos. A informatização das unidades de saúde, com a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, foi outro avanço importante.
Na área dos servidores municipais, houve reajuste salarial de mais de 20%, pagamento rigoroso em dia e a realização de concurso público. A assistência em saúde também foi ampliada, com programas voltados para idosos, trabalhadores, e o atendimento em unidades no turno noturno.
Foram reformadas 15 das 19 UBSs do município e novos investimentos estão em andamento, incluindo a construção de uma UBS no bairro Navegantes e a retomada da UPA através do Plano Nacional de Obras. A gestão também está ampliando o combate ao Aedes Aegypti com novos equipamentos e recursos de emendas parlamentares.
Legado: A gestão do Prefeito José Antônio de Menezes deixa um importante legado na saúde pública de Macau, com reformas, novos serviços e um planejamento para o futuro da cidade.